Prefeitura de Marcelino Vieira realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef


A Prefeitura de Marcelino Vieira, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Núcleo e Cidadania dos Adolescentes (NUCA), realizaram na última sexta-feira, 24, no Centro Pastoral Delfina Jesus de Lacerda, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, edição 2017-2020.

O evento reuniu os vários segmentos da sociedade civil: representantes do Poder público, escolas municipais e estaduais, entidades religiosas, instituições filantrópicas e população em geral. Todos reunidos num momento de encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas municipais destinadas a criança e ao adolescente.

A abertura do Fórum foi marcada pelo discurso do Prefeito Kerles Jácome Sarmento, que destacou o empenho do executivo municipal em dar segurança, dignidade e garantias constitucionais de desenvolvimento para as crianças e adolescentes vieirenses. Acompanharam o Prefeito na mesa formada, Railda Conrado, primeira dama e secretária de administração; Tiago Ananias, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Maria Carlos, articuladora do selo UNICEF; Débora Paiva co-articuladora do selo UNICEF e secretária de assistência social; Flávio Bueno, mobilizador do Núcleo de cidadania do adolescente (NUCA); José Felipe Leite, jovem representante do NUCA; José Jácome, secretário de saúde; Norma Lúcia Diógenes secretária de educação de Marcelino Vieira; Diego Fernandes representante da comissão intersetorial do selo UNICEF e presidente da Fundação Ricardo Medeiros.

No discorrer do encontro foi feita uma explanação pela articuladora Maria Carlos sobre o que é o Selo Unicef, a metodologia a ser seguida, os objetivos, prazos que devem ser cumpridos e a forma como o município deve planejar políticas e ações estratégicas voltadas para crianças e adolescentes. Em seguida, Tiago Ananias presidente do CMDCA, apresentou o diagnóstico municipal da educação, saúde e assistência social no que se refere as crianças e adolescentes, bem como os desafios enfrentados pelo município nessas três esferas.

Em um segundo momento os participantes se organizaram em grupos de trabalho e debateram acerca de vários temas de grande relevância: “Direito ao Registro Civil”, “Evasão escolar”, “Programas, serviços e benefícios sociais para famílias vulneráveis”, “Alimentação infantil”, “Gravidez na adolescência”, “Pré-natal”, “Óbito materno”, “Qualidade da educação”, “Direito à vida” , “Violência contra a criança e adolescente” e “Protagonismo Juvenil”. Posteriormente os resultados das discussões foram apresentados ao grande grupo, com vistas a elaboração do plano de ação do município a partir das contribuições.

O evento ainda foi abrilhantado por apresentais culturais que puseram em cena os talentos crianças e adolescentes do Núcleo de Crianças e Adolescentes – NUCA, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e da Fundação Ricardo Medeiros.

Esta é a primeira vez que Marcelino Vieira por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social pleiteia a certificação do Selo UNICEF, com o termo de adesão assinado pelo Prefeito Kerles Jácome em 2017. A ação busca qualificar as políticas públicas de promoção, defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes no município. O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo nas Nações Unidas para Infância que, segundo a instituição, visa melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.



Confira os registros do 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef de Marcelino Vieira, edição 2017-2020.

Postar um comentário

0 Comentários