Oportunidade: UFRN abre 51 novas vagas para professor

        A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está oferecendo 51 vagas para o corpo docente, que serão preenchidas em 2012. Os Editais 16 e 17 de 2001 informam que as inscrições poderão ser realizadas até o dia 02 de dezembro para professor de 3º grau nas classes Auxiliar, Assistente e Adjunto, e até o dia 9 de dezembro para professor de 3º grau na classe Titular. Atualmente dos 1.918 professores efetivos que estão na instituição, 70% possuem doutorado.
       "O concurso acontecerá em fevereiro e março do próximo ano, logo seja finalizado será feita a nomeação para que os professores já possam iniciar as aulas ainda no primeiro semestre de 2012. Com base no Edital, os professores atuarão no ensino da graduação, na pesquisa e no projeto de extensão", explicou a Pró-Reitora de Recursos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mirian Dantas dos Santos para o tribunadonorte.com.br
De acordo com a Reitoria de Recursos  Humanos o certame da UFRN para 2012, será composto de prova escrita, prova didática e prova de títulos, somado a essas o memorial, que é a apresentação do projeto de atualização dos professores. As  provas escritas e didáticas são eliminatórias e a prova de título é classificatória. 
         O Departamento de Comunicação Social da UFRN é o exemplo da estrutura que a instituição pretende manter e/ou até melhorar. Dos 30 professores efetivos, 22 são professores Doutores, sete possuem Mestrado (destes, dois estão concluindo o Doutorado) e um possui Graduação. A Professora Doutora Kênia Maia descreve a importância de o professor possuir Doutorado na hora de ministrar as aulas. "Muitos vêm para o Doutorado com prática profissional, mas o Doutorado por si só já faz com que o profissional não seja apenas um mero reprodutor de um conhecimento e de uma prática profissional.
Essa já é uma política da instituição, temos uma política forte de desenvolvimento de pessoal e nesse quesito a universidade está bem. O requisito do MEC é que as instituições tenham 20% de professores Doutores e a UFRN tem em torno de 70%. Aqui na UFRN há sem dúvida um esforço de todas as áreas na questão da formação e desenvolvimento das pessoas que compõem o quadro da universidade. 

Postar um comentário

0 Comentários