Morre Muammar Kadafi - vídeos e fotos vazaram naInternet

Foto retirada de um celular de membros da CNT
Muammar Kadafi, o coronel que liderou a Líbia durante 42 anos até ter seu governo posto em xeque a partir das revoltas originadas no país durante a Primavera Árabe, foi morto em um confronto na cidade de Sirte nesta quinta-feira, informa a rede Al Jazeera, citando como fonte um comandante do Conselho Nacional de Transição (CNT), o órgão representante do novo governo líbio.
As informações iniciais indicavam que Kadafi estaria ferido em ambas as pernas e teria sido levado a um hospital "criticamente ferido". Até o momento, todas as informações relacionadas à sua morte advêm de oficiais rebeldes. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que comanda a intervenção internacional da Líbia, afirmou ainda buscar a confirmação da suposta morte. O Departamento de Estados dos Estados Unidos também não confirma a notícia.
"Nós anunciamos ao mundo que Kadafi foi morto pelas mãos da revolução", declarou o porta-voz do CNT, Abdel Hafez Ghoga, à AFP. "É um momento histórico. É o fim da tirania e da ditadura. Kadafi encontrou seu destino". A Reuters ouviu um oficial do CNT, segundo o qual Kadafi teria morrido devido a ferimentos. "Havia um tiroteio contra seu grupo, e ele morreu", disse. Segundo a BBC, Kadafi teria sido morto quando tentava deixar Sirte, sua cidade natal, cuja tomada era comemorada nesta quinta-feira pelas forças do CNT.
Suposta foto do ditador morto
Na corrente contrária às informações das agências internacionais, o site da Al-Libya, uma televisão pró-Kadafi, desmente "a captura ou a morte" do líder, segundo constatou a AFP. "As informações espalhadas pelos lacaios da Otan sobre a captura ou a morte do irmão dirigente Muamar Kadhafi não têm fundamento", indicou a televisão, afirmando que ele goza de "bom estado de saúde".
A batalha por Sirte era vista como um derradeiro estágio na tomada da Líbia. A cidade assistira nos últimos dias ao recrudescimento dos combates com as forças leais a Kadafi. O confronto em Sirte se seguiu à queda da cidade de Beni Walid, outro reduto do antigo regime, para os soldados do CNT, na última semana. A tomada da cidade resultou também na morte de Aboubakr Younès Jaber, ministro da Defesa do regime deposto, segundo noticiou a AFP.
Suspeitava-se que o coronel tivesse já fugido do país, a exemplo de sua mulher e muitos de seus filhos, que, durante os últimos meses, partiram para Argélia e Níger, países vizinhos da Líbia. As agências noticiam que Kadafi estaria escondido um buraco no momento da captura, mas não há informações sobre sua companhia, nem as condições em que estaria escondido. Kadafi, cujo corpo estaria sendo levado a um local secreto, governava a Líbia desde 1969, quando, através de um golpe de Estado, encerrou o regime monárquico do Rei Idris.

Terra.com
Suposto vídeo da Morte do Ditador: CENSURA 18 ANOS: Contém alto teor de violencia, imagens fortes.


Queremos lembrar que o círculo de fogo repudia todo e qualquer tipo de exposição de violência ou acidentes de pessoas em qualquer meio de comunicação, principalmente quando se trata de pessoas de bem, acreditamos que a informação deve vir sem precisar expor ninguém ou mostrar um trabalho que só diz respeito aos peritos.

Postar um comentário

0 Comentários