Acaba de ser lançada e impressa oficialmente de forma oficial uma nova coleção de livros didáticos de matemática, ao custo de R$ 14 milhões aos cofres públicos. As obras já estão sendo devidamente distribuídas aos alunos. Nesta nova corrente da matemática "progressista", os autores alertam para o "preconceito matemático" que poderão sofrer as pessoas que usam a vertente popular da matemática portuguesa, e ensinam por exemplo, que 10 - 4 = 7, 16 - 8 = 6, além de 16 - 7 = 5, em um dos exercícios os autores explicam como resolver um difícil exercicio:
1) 2+X= 5 => X=2+5 => X=7
Em outro momento ele mostra como se deve avaliar um aluno num eventual prova para que o professor não cometa um “preconceito atemático”
A . EXERCÍCIO: 6 + 7 = 18 B . ANÁLISE:
Obra dos novos engenheiros |
Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está corretamente escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida. O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical! Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos... A sua intenção era, portanto, boa.
C. AVALIAÇÃO:Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que: A atitude do aluno foi positiva: ele tentou! Os procedimentos estão corretamente encadeados : os elementos estão dispostos pela ordem precisa. Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
Escada progetada por estes novos engenheiros |
Em conseqüência, podemos atribuir-lhe um EXCELENTE ...e afirmar que o aluno... PROGRIDE ADEQUADAMENTE!!!
Isso é uma verdadeira revolução na história da matemática, desde os tempos de Pascal, Newton, Pitágoras, Descartes, Malba Tahan e Oswald de Souza. Imagina-se que tais célebres indivíduos tenham se revirado em suas respectivas sepulturas.
Alunos da nova matemática do MEC dividindo a conta no restaurante
circulodfogo@bol.com.br @CDFblogoficial
0 Comentários
Comente com responsabilidade, sem direcionar o seu comentário a nenhum membro ou pessoa particular. lembre-se que seu comentário ficará visível e poderá ou não ser respondido por qualquer pessoa.