Pular para o conteúdo principal

Verão faz consumo de água subir 30% no RN, diz Caern

O consumo de água aumenta em mais de 30% na grande Natal entre os meses de dezembro e março, graças ao calor constante e ao grande fluxo de pessoas que circulam pela região durante o verão. O consumo per capita (por habitante) tem chegado, em média, a 150 litros de água por dia, mas existem áreas na cidade onde o consumo atinge 400 litros/dia, quando a média nacional é de aproximadamente 132 litros por habitante. Os dados são da ompanhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Essas áreas se concentram, sobretudo, nas zonas Leste, Oeste e Sul. Uma comparação realizada anteriormente nesta mesma época do ano, revelou um salto de consumo que passou de cerca de 700 milhões de metros cúbicos em dezembro de 2010 para mais de 1 bilhão de metros cúbicos em janeiro de 2011, números que confirmam o aumento de consumo nessas áreas.

Segundo Lamarcos Teixeira, gerente da Regional Natal Sul, que abrange as essas três zonas da capital, o volume de água que está sendogasto não é considerado preocupante, mas, caso não haja economia de água, a tendência é que algumas áreas da cidade tenham o abastecimento prejudicado durante os próximos meses do ano. O gestor orienta a população no sentido de economizar água neste período, com o objetivo de não prejudicar aqueles que moram em partes mais altas, pois a água chega por gravidade aos reservatórios.

Em relação à Zona norte, os dados do consumo apresentam-se incompletos pela falta pertinente de hidrômetros em um grande número de residências. No último ano, a região recebeu 7.366 aparelhos para a medição e registro do consumo de água dos moradores, número ainda insuficiente para o crescimento vertiginoso no número de moradias no local.
 
Fonte: circulo de fogo/ DN online

Comentários