Pular para o conteúdo principal

Alunos do IFRN criam 'caranguejo' que ajuda cadeirante a se mover na praia!

Alunos do curso de Eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)- Campus Natal desenvolveram um carrinho motorizado, movido a energia solar, que pode facilitar a mobilidade de cadeirantes nas areias da praia. O veículo chama-se 'Crab', caranguejo em inglês. O projeto ainda é um protótipo, mas é possível ver como ficaria se já estivesse produzido. Ele é capaz de atravessar a areia e levar o deficiente até o mar.

Saiba mais

"A ideia surgiu a partir de uma conversa com um colega de manutenção de fontes que é cadeirante. Então, ele contou a dificuldade de acessibilidade nas praias – desde o calçadão, que possui fissuras, até a areia, que não proporciona a locomoção", revela Maraysa Araújo, estudante de 17 anos.


O 'Crab' é capaz de atravessar a areia e levar o deficiente até o mar  (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)


O projeto conquistou o 4º lugar na Mostratec, uma das maiores mostras de Ciência e Tecnologia do Brasil. O evento foi realizado há poucas semanas em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.



A energia que move o veículo é solar e é captada por pequenas placas: "Utilizamos uma energia abundante que temos aqui", ressalta o professor João Teixeira, orientador do projeto.
Agora, a meta é tirar o robô do laboratório e buscar parceiros que tenham interesse em investir na ideia. "Poderíamos conseguir apoio financeiro público para construir postos de empréstimos onde os cadeirantes poderiam pegar seu veículo e andar na praia. O objetivo não é fazer um veículo para um cadeirante específico, mas para toda a comunidade de cadeirantes que existe em Natal", diz Iago Souza, de 18 anos, um dos criadores 'Crab'.

Meta é tirar o robô do laboratório e buscar parceiros que tenham interesse em investir na ideia (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Do G1



Comentários