'Se botar a cara, o Maia pode acelerar as pautas bombas', Eduardo Bolsonaro revelaplano do presidente eleito, Jair Bolsonaro, para influenciar na disputa pela presidência da Câmara.



EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
'Se botar a cara, o Maia pode acelerar as pautas bombas', diz Eduardo Bolsonaro
Em conversas no WhatsApp sobre articulações na Câmara, filho do presidente eleito revela receber ordens do pai para tocar articulações sigilosas
Eduardo Bolsonaro entrou no grupo pouco depois do meio-dia Foto: Reprodução

BRASÍLIA — O deputadoEduardo Bolsonaro (PSL-SP) também participou do barraco protagonizado por integrantes do PSL no grupo de WhatsApp batizado de "Bancada PSL 2019" , iniciado na madrugada desta quinta-feira. Um novo conjunto de mensagens obtido pelo GLOBO mostra que, no início da tarde, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) entrou na discussão e acabou revelando plano do presidente eleito, Jair Bolsonaro, para influenciar na disputa pela presidência da Câmara.

O filho do presidente eleito entrou na discussão do grupo “Bancada PSL 2019” por volta de 12h50, depois de uma longa troca de acusações entre a deputada eleita Joice Hasselmann (SP) e o deputado e senador eleito Major Olímpio (SP). Eduardo Bolsonaro revelou aos integrantes do grupo que recebeu ordens do pai para conduzir articulações na Câmara apenas nos bastidores, de modo a não irritar o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

"O PSL está fora das articulações? Estou fazendo o que com o líder do PR agora? Ocorre que eu não preciso e nem posso ficar falando aos quatro cantos o que ando fazendo por ordem do presidente. Se eu botar a cara publicamente, o Maia pode acelerar as pautas bombas do futuro governo. Por isso, quem tem feito mais essa parte é o delegado Waldir no plenário e o Onyx via líderes partidários", diz Eduardo Bolsonaro.

O filho do presidente eleito não esclarece, nas mensagens, o que “anda fazendo” que seria capaz de desagradar o presidente da Câmara ao ponto de deflagrar votações de “pautas bombas” no plenário da Casa. Eduardo Bolsonaro, no entanto, diz que teve um encontro com o líder do PR, o deputado José Rocha (BA). Um dos movimentos que poderiam irritar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, seria a possível construção de uma candidatura de oposição à reeleição de Maia. O PR de Rocha, inclusive, é um dos partidos que deve ter candidato na disputa: o deputado Fernando Giacobo (PR-PR).
PUBLICIDADE





VEJA TRECHOS DAS MENSAGENS TROCADAS PORPARLAMENTARES NO GRUPO DO PSL

O barraco no grupo de WhatsApp do PSL foi retomado nesta quinta-feira.
Pouco depois do meio-dia de hoje, o deputado EduardoBolsonaro entrou no grupo e partiu para o ataque.
Carla Zambelli elogia a intervenção de Eduardo na conversa
Outros deputados cumprimentam Eduardoe culpam Joice pela confusão
A deputada Joice entra no grupo para rebaterEduardo Bolsonaro e os demais



Tomando partido no embate que começou ainda na madrugada desta quinta, Eduardo Bolsonaro critica a postura de Joice Hasselmann. Ele ataca a deputada eleita por ter, segundo ele, se colocado como possível líder do governo Bolsonaro na Câmara — cargo que o próprio Eduardo poderia assumir.

"Salta aos olhos a intenção de Joice de ser líder e assim como já demonstrou na época de campanha ela atropela qualquer um que esteja a frente de seus objetivos pessoais. Não está pensando no Brasil como a plataforma do PSL sempre se propôs", escreveu.

O parlamentar acusou Joice de ter atropelado o presidente do PSL em São Paulo, Major Olímpio, durante a discussão de candidaturas, no começo do ano, e de ter tentado fazer a mesma coisa com ele em uma reunião do PSL. Para o filho do presidente eleito, Joice estaria "preparando terreno para receber os votos dos novinhos" na futura disputa por cargos de liderança.

"Ademais, a Joice chamou uma reunião na data em que eu estava nos EUA propositalmente, para reforçar que eu estaria apenas viajando e não dando conta do partido. Assim como todos vocês, eu sigo ordens, quem acompanhou minhas viagens pelas redes sociais sabe que durmo pouco e nem turismo faço", escreveu.


Em outro trecho, o filho de Bolsonaro lamenta que o partido comece o ano conflagrado pela disputa interna de poder: "Vamos começar o ano já rachados, um olhando para o outro com desconfiança e os novos chegando cheios de dúvidas e incertezas graças a esse temor gratuito imputado nas suas cabeças".

Eleita deputada federal pelo PSL, Carla Zambelli entrou na confusão para apoiar Eduardo Bolsonaro, diante da aparente divisão causada por Joice: "Não há racha, Eduardo. Estamos com você. E há a Joice, fazendo o que sempre fez, desde que começou a pré campanha". Outros membros do partido também acenam em apoio a Eduardo. "Isso que estávamos precisando. Explicações do líder e ordem no galinheiro", disparou um deles.

A resposta de Joice Hasselmann veio uma hora depois. Ela criticou Eduardo Bolsonaro que estaria sendo omisso nos debates do partido, estaria desinformado sobre o que se passa na sigla, e agiria de forma infantil ao mandar “recadinhos no Twitter” em vez de conversar “olho no olho” com os colegas.

"Tentei conversar com você algumas vezes para te informar o que estava acontecendo e trabalharmos em conjunto. Ontem mesmo foi o caso. Mas você marca e some", criticou.

A deputada eleita disse, em letras maiúsculas, que não atropela ninguém e que já tinha interlocução com "TODOS" os líderes e presidentes de partidos: "Não vou jogar o trânsito político que tenho no Congresso e porque alguém bate o pé".

Em seguida, diminuiu o capital eleitoral de Eduardo, ao dizer que o filho do presidente só fez "votação estrondosa com o sobrenome que tem", enquanto ela fez "sem sobrenome" e que, na democracia, qualquer um no partido poderá disputar a eleição para a liderança:

"Se quisermos ter 52 candidaturas podemos ter e decidimos no voto e no debate, não por recadinhos infantis via Twitter".

Ainda em sua defesa, Joice justificou seus movimentos alegando que há uma "jogada armada SEM O CONHECIMENTO da bancada para apresentar Waldir como líder em 2019, escolhido pelo Bolsonaro e por Olímpio. A bancada TEM Q SER OUVIDA. Simples assim. Ouça o que a bancada quer", disse a Eduardo Bolsonaro.

"Você tem meu telefone, Eduardo. Quando quiser conversar como gente grande, sem mandar recadinhos pelo Twitter, ligue ou falemos olho no olho. Sou adulta o suficiente para passar por cima do que aconteceu na época de campanha com major e cia. Acho que vc tbm deveria ser. Hora de crescer. Saudações", finaliza a deputada eleita.

Procurado pelo GLOBO para comentar as declarações, Eduardo Bolsonaro afirmou, por meio de sua assessoria, que não iria se pronunciar. Joice confirmou o teor das conversas, mas também não comentou o bate-boca.

Fonte: O Globo exclusivo para assinantes

Postar um comentário

0 Comentários