OPORTUNIDADE: Universitários Vieirense criam o primeiro cursinho transdisciplinar do Brasil


        Com a chegada do Novo ENEM em 2009 os antigos cursinhos pre-vestibulares deixaram de ser útil para quem que entrar numa Universidade Publica no Brasil. As disciplinas separadas por grades e metodologias que consiste na simples memorização de conceitos vão contra as diretrizes do ENEM que aposta em uma prova transdisciplinar onde o conceito não é solicitado mas sim aplicado!

      Pensando nisso um grupo de Universitários da cidade de Marcelino Vieira criaram o "Projeto ENEM" um curso com uma metodologia transdisciplinar elaborado de acordo com as habilidades e competências necessária para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.

       De acordo com o Professor Raimundo Filho, um dos fundadores do Projeto,  "O ENEM exige que os conteúdos sejam aplicados de modo interdisciplinar na sala de aula e o aluno deve obrigatoriamente saber relaciona-los com o mundo a sua volta. A prova do ENEM está intimamente ligada com as novas pesquisas em educação e aos parâmetros curriculares nacionais do Ensino Médio" O professor é licenciado em Química, Bacharel em Administração Publica, e tem como foco de pesquisa o papel da linguagem escrita como formadora do pensamento critico do cidadão.

      Para os organizadores do Projeto ENEM, muitas vezes nem mesmo as escolas publicas conseguem a proeza de organizar um currículo multidisciplinar, que relacione os conhecimentos científicos com o seu cotidiano e os atuais modelos de cursinhos preparatórios tradicional ainda estão longe disso, o professor de Matematica e suas tecnologias Arthur Lopes acredita  que é necessário profissionais habilitados em mais de uma disciplina já que o ENEM faz uma espécie de "mistura" na qual perguntas de Química pode exigir grande conhecimento em Matemática, física ou Biologia por exemplo. O Professor Arthur além da formação em Matemática, é graduando de Química e tem publicações relevantes na Area de Ensino Aprendizagem de Ciências.

       O professor de Ciências humanas e suas tecnologias, Francisco Alvez, graduando de Geografia na UERN acredita que esse curso é uma grandiosa oportunidade para aqueles que desejam ingressar em uma universidade, já que ele vai auxiliar os estudantes com todo o suporte necessário para a prova, desde a distribuição de materiais didáticos específicos, preparado depois de muita pesquisa pelos próprios professores, até a criação de metas de estudos semanais individualizado, ou seja o curso vai além do simples repasse de informação, ele vai ensinar o aluno a estudar.

     Além disso o curso trouxe uma outra novidade, a introdução de professores com formação em Ciência e Tecnologia, como é o caso do professor Ronivon Bessa que para ele a importância de ser estudante de CeT num projeto como esse é que o Bacharel em ciência e Tecnologia esta apto a se especializar em qualquer área das ciências da Natureza, já que o próprio curso tem uma grade foco nas engenharias e essa facilidade em percorrer as diversas áreas da ciência da natureza deve ser o critério numero 1 na hora de escolher um professor de Ciências da Natureza e suas tecnologias.

     E importante destacar que a experiência em ENEM conta muito para formular um curso como esse, Todos os professores do Projeto ENEM já passaram pela prova e foram bem sucedidos como é o caso do Professores Arthur Lopes e Raimundo Filho que passaram inclusive para Universidades fora do Brasil. 

     O curso só dispõem de 40 vagas e ao se Matricular o aluno ganha um livro Texto elaborado com base na ementa do ENEM 2015 e um livro de redação com mais de 30 temas de redação todos formatados no modelo das provas do ENEM o que vai fazer com que o aluno se familiarize com a temida prova. Quem não puder fazer o curso, pode adquiri o material separadamente 

As aulas estão previstas para a primeira semana de Abril e vão até Outubro. 
Os interessados podem realizar a matricula ligando para (84) 96851485 (falar com Arthur Lopes) - (84) 98158014 (Falar com Raimundo Filho) ou podem entrar em contato através da fan page do curso no facebook: https://www.facebook.com/NovoProjetoEnem


Postar um comentário

0 Comentários