Aécio está fora, definitivamente, do páreo presidencial? Dilma reeleita em um segundo turno? Marina eleita presidente no segundo turno? Um salto no escuro.
Marina que risco corre? Nenhum. Aécio o que fez? E a presidente Dilma? Todos três pregam “mudança”, a palavra mágica nesta eleição? Os candidatos ditos “nanicos”, ninguém sequer ouve falar. Quantos são? Ninguém sabe. Um salto realmente no escuro ou uma eleição presidencial?
A economia pode estar na razão direta do rumo final? A morte de Eduardo Campos definiu a eleição?
Quadro Potiguar:
Os eleitores entenderam o quadro local? Desde a primeira pesquisa, três meses passados, até as mais recentes todas apontam Henrique Eduardo à frente de seu principal competidor, Robinson Faria, com vantagem entre 11 e 15 pontos equivalentes a 280 mil votos.
Os quadros locais complicados são os de deputados federal e estadual. Pode haver candidato recordista de votos, na faixa de 60 mil votos, eleito para deputado estadual e candidatos com 40 mil votos não se elegerem, perdendo para quem terá menos de 30 mil votos. Complicado. E para deputado federal, candidatos com 280 mil votos serem eleitos, enquanto, na mesma eleição, existirão outros com 100 mil votos que não se elegerão, perdendo a vaga para candidatos com menos de 50 mil votos. É o voto proporcional.
Informações da tribuna do norte
0 Comentários
Comente com responsabilidade, sem direcionar o seu comentário a nenhum membro ou pessoa particular. lembre-se que seu comentário ficará visível e poderá ou não ser respondido por qualquer pessoa.