COTAS RACIAIS: OS NEGROS VÃO CONSEGUIR VAGAS SEM ESFORÇOS

Se você pensa assim, tenho pena de você. Se você é dos que acham que no Brasil não existe racismo, ou deves estar mal informado, ou vive em outro mundo paralelo.

Foi colocada em vigor a lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos federais para negros (é considerado negro as pessoas que se declararem preto ou pardo) , os negros constituem mais da metade da população brasileira. Mas se eles formam a maior parte do Brasil, então não seriam injustas essas cotas?

Vejamos qual é a real intenção de uma cota racial. Quantos negros você ver em cargos considerados de alta patente no Brasil? Quantos médicos negros você conhece? Quantos Juízes negros você conhece? Quantos ministros, quantos servidores federais negros você conhece? E quantos brancos? Pois é, pouquíssimos ou quase nenhum. Mas se a metade da população  brasileira é constituído por negros porque esses cargos também não são constituídos a metade por negros ?

Agora analise você, quem é a maior população carcerária brasileira? Quem é a maior população pobre e em extrema pobreza no Brasil? Quem sofre o maior preconceito com isso? Se você não for hipócrita e não vive em um mundo paralelo você sabe. (caso não saiba, vá pesquisar).

Agora podemos entender que não se rouba vaga de ninguém com cotas, afinal os negros irão competir normalmente com todos, porém existe uma reserva de vaga (muitas poucas vagas por sinal) no qual eles competem entre si, caso não passem por concorrência normal. Ou seja, não é tomar vagas, são vagas reservadas. Se você pensa que não existe dificuldade por cotas está se iludindo a toa, pois como falado anteriormente, mais da metade da população é negra, porém pouca parte presta concursos (logo são apenas 20% das vagas). Agora faça um teste você mesmo na hora de se escrever no SISU, e observe a nota de corte por meio das cotas, terá caso de ser mais concorrido do que em ampla concorrência, afinal é pouquíssimas vagas para a modalidade.


Concluído, não existe facilidade nem dificuldade para ninguém, as cotas é apenas uma forma de colocar o negro em altos e diversos cargos considerados de grande patente pelo senso comum, pois é assim que se valoriza e ameniza o racismo, ao invés de referir o negro a pobreza e criminalidade, referir também a servidores federais e profissionais com curso superior. 

Postar um comentário

0 Comentários