Apagão deixou 1,2 milhão de consumidores sem energia no RN

Apagão provocou congestionamento em várias ruas de Natal (Foto: Luciana Campos)
Apagão provocou congestionamento em várias ruas
de Natal (Foto: Luciana Campos)
O apagão que atingiu todos os estados do Nordeste brasileiro nesta quarta-feira (28) atingiu 1,237 milhão de consumidores no Rio Grande do Norte. A informação é da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), responsável pelo abastecimento de energia elétrica no estado. Ainda de acordo com a empresa, o número representa 100% dos clientes potiguares. Todos os municípios foram afetados.

Do total, 1,059 milhão de clientes são residenciais. Eles representam 85% dos consumidores do Estado. O comércio e a indústria, também afetados pelo apagão, representam 7% dos clientes da empresa, sendo 84.858 estabelecimentos.

Queda de energia no Nordeste (Foto: Editoria de Arte/G1) Os demais tipos de clientes se dividem entre consumidores rurais, poder público e outros.
A interrupção no fornecimento de energia elétrica foi registrada às 15h02 nos estados do Nordeste. O motivo, de acordo com a companhia, "foi um problema no sistema interligado nacional, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)".

Na noite desta quarta o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que a causa do apagão no Nordeste foi uma queimada na fazenda Santa Clara, na cidade de Canto do Buriti, no Piauí.
O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.


Do G1

Postar um comentário

0 Comentários