No último Ângelus, Bento XVI diz que 'vai continuar servindo a Igreja'


Hoje foi o útimo ângelus do Papa Bento XVI no Vaticano e na Itália dia de Eleição para primeiro ministro, mas niguém tocava nesse assunto. Nas estações de metrô e em todo o caminho até o pequeno país sede da igreja católica estava um transito de pedestre como eu nunca tinha visto antes

A segurança do lugar foi reforçada por 2.000 homens, entre agentes de polícia e voluntários.
Antes da cerimônia, o papa teve um encontro com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, no qual afirmou que rezaria pelo país. Napolitano, por sua vez, garantiu a Bento XVI que o povo italiano continuará acompanhando o pontífice "com afeto" nos próximos anos.

No vaticano um publico estimado de 200 mil pessoas que aguardavam de olhos vidrados para o apartamento papal a espera da saida do Papa Bento XVI que surgiu ao meio dia

 O Senhor me chama a subir o monte, para me dedicar ainda mais à oração e à meditação. Mas isso não significa abandonar a Igreja, ao contrário, se Deus me pede isso é para que eu possa continuar a servi-la do mesmo modo dedicado com que o fiz até agora, mas de acordo com a minha idade e as minhas forças", disse Bento XVI.
O papa reforçou o valor da oração, "que dá fôlego a nossa vida espiritual" e disse que orar não é "isolar-se do mundo e de seus problemas, mas tomar o caminho da ação".

No final, o Papa se despediu em português. "Obrigado pela vossa presença e todas as manifestações de afeto e solidariedade aos que estão me acompanhando nesses dias."

As autoridades de Roma usaram um sistema especial de vigilância na praça e mobilizaram 100 mil policiais.

Na quarta-feira (27), o pontífice realizará a última audiência geral que, na ocasião, acontecerá na Praça de São Pedro. No dia 28, o último de seu pontificado, Bento XVI receberá às 11h na Sala Clementina do palácio apostólico os cardeais para uma despedida.
Bento XVI partirá em seguida de helicóptero para Castengandolfo, a 30 km de Roma. Às 20h (16h de Brasília), sua renúncia ao papado se tornará efetiva.


Veja algumas imagens exclusivas do Círculo de Fogo






"

Postar um comentário

0 Comentários