Dia Mundial de Combate a AIDS


A Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU),  instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.
A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Em 1990, por exemplo, quando a Aids ainda era mais disseminada entre os homens, o tema foi "A Aids e a Mulher". Em 1997, foi a vez de as crianças infectadas serem lembradas. A importância da família e da união de forças também já foram destacadas como importantes aliados da luta contra a Aids.
Várias ações marcam o Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado neste sábado (1°). No Venha-Ver/RN  a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará diversos atividades, tais como:  ciclo de palestras e testagem rápida de HIV, distribuição de preservativos. Diversos profissionais estarão envolvidos na ação, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, bioquímicos, auxiliares de enfermagem, e agentes comunitários de saúde.
Além disso, serão realizadas atividades educativas e promocionais nas escolas da rede municipal e estadual, além da apresentação do filme “E a vida contínua”, que faz um relato da descoberta da doença, os estigmas do preconceito, drama dos pacientes soros positivos, tratamento e os avanços  terapêuticos para a doença.


Gledson Antonio Dias de Oliveira

Secretário de Saúde de Venha-Ver/RN.

Postar um comentário

0 Comentários