POLÍTICA VIEIRENSE: QUAIS DESAFIOS AGUARDAM O PRÓXIMO PREFEITO DE MARCELINO VIEIRA?

    A cidade que nasceu há mais de seis décadas, definitivamente, não parou no tempo, hoje com 8265 habitantes, Marcelino Vieira começa a enfrentar problemas antes só encontrados em grandes centros urbanos. Com um índice de Desenvolvimento Humano de apenas 0,613,  a Terra de Santo Antônio nem de longe oportuniza a seus filhos boa qualidade de vida . Para se ter idéia, se Marcelino Vieira fosse um país, ocuparia exatamente a posição de número 127 no ranking elaborado pela ONU que tem como critério de classificação o IDH, ficando atrás de países extremamente pobres como Honduras e Gabão. 
   Gerar oportunidades e melhorar a prestação de serviços básicos como saúde e educação serão, sem dúvidas, os maiores desafios do próximo chefe do executivo municipal. Em 2010 – segundo o IBGE – somente 34,80% da população vieirense estava economicamente ativa, ou seja, exercia algum tipo de trabalho remunerado. O cenário atual gera grande insegurança, sobretudo entre os mais jovens. A ausência de políticas públicas voltadas à juventude contribuiu de forma considerável para o aumento da prostituição e do consumo de drogas.
   Longe de encontrar uma solução para seus “pequenos grandes problemas” a cidadezinha padece de outros males, um deles a má distribuição de renda, cada domicílio urbano hoje conta um rendimento mensal médio de pífios 1.200 reais. Embora pareça pouco, a situação é ainda mais pujante quando observada a renda média da maioria dos lares vieirenses que dispõe de apenas 640,52 por mês. Podemos salientar que algumas famílas vieirenses ainda sobrevivem com menos de um salário mínimo.
   Independentemente da cor de seu partido, o vencedor desde pleito eleitoral terá que enfrentar grandes desafios se quiser levar o município ao amplo desenvolvimento. A solução para tantos problemas não é simples, mas pode ser facilmente sintetizada: “Inclusão Social”.

Fonte:blog endireitando2012 / Círculo de Fogo

Postar um comentário

0 Comentários