horário de verão termina no dia 26 de fevereiro

O horário de verão termina no dia 26 de fevereiro, à zero hora, após 133 dias de seu início, e os brasileiros deverão atrasar seus relógios em uma hora!
Adotado desde 1985 sem interrupções, o Horário de Verão já está incorporado à cultura das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e alguns estados do Nordeste.
De acordo com um decreto de 2008, em todos os anos a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão é transferido para o domingo seguinte. (Veja o Decreto clicando aqui) Nos anos anteriores, o governo estipulava anualmente o período de vigor do horário de verão.

       O horário de verão tem como objetivo a economia de energia e só funciona nas regiões mais distantes da linha do equador, pois há uma diferença na duração dos dias. Eles ficam mais longos, enquanto as noites tornam-se mais curtas. Por isso, adiantando os relógios em uma hora, as pessoas aproveitam mais a iluminação natural, o que dispensa a utilização da luz elétrica.

Postar um comentário

0 Comentários