Pular para o conteúdo principal

MEC destaca UFRN e Ufersa como as melhores instituições de ensino do RN


O Ministério da Educação divulgou na edição desta terça-feira, 22, do Diário Oficial da União (DOU), a relação do Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia as universidades e faculdades do país através de indicadores como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2014. 

Dentre todas as Instituições de Ensino Superior (IES) avaliadas no Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) obtiveram as maiores notas: IGC 4.

Com esta nota, as duas universidades federais do RN ficam entre as melhores do Norte/Nordeste, segundo o MEC.

Já o Instituto Federal e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ficaram com nota 3, considerada satisfatória pelo Ministério da Educação.

Entre as instituições particulares se destacaram o Centro Universitário Facex e o Centro Universitário do RN (UNI-RN). Ambas receberam nota 4 no IGC. Já a Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi, com sede em Mossoró, obteve a pior nota do Estado: 2.

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

De acordo com o ministro da Educação, Aluízio Marcadante, as instituições com baixo desempenho passarão por medidas de regulação e supervisão. Além de não poder abrir novas vagas, também serão impedidos de realizar novos contratos de programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni). 

Essas instituições não serão autorizados, ainda, a utilizar o curso superior como referencial para aderir ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Confira o ranking com as notas do IGC Contínuo e Faixa:


Fonte: Mossoró Hoje

Comentários