PARABÉNS JOÃO PESSOA!!!

João Pessoa comemora hoje 426 anos de história. Ao olhar para a cidade hoje, em pleno desenvolvimento, e para o próspero futuro que a aguarda, talvez não percebamos a grandiosa importância do seu passado. A história, o passado, da cidade de João Pessoa não só se harmoniza com a história do nosso País como também a influenciou profundamente, alterando seu percurso e estabelecendo novos destinos.
A terceira cidade mais antiga do Brasil, o que nos garante um patrimônio histórico inestimável em construções coloniais, arte barroca e catedrais de tirar o fôlego, também revela sua importância histórica no cenário econômico e político que nortearam nosso País em momentos de profundas transições e transformações. O que dizer do doce açúcar e do alvo algodão, pilares primeiros da nossa economia e impulsionadores do desenvolvimento da colônia que hoje temos como pátria. Como esquecer do nosso passado guerreiro e revolucionário estampado nas lutas travadas com nossos irmãos por um nordeste não coadjuvante, mas protagonista no roteiro do nosso País. No cenário político nacional o nome da nossa cidade foi mudado pela última vez para homenagear João Pessoa, governador que revolucionou a política do nosso Estado e que adotou medidas que colocaram a nossa capital no caminho do desenvolvimento, sendo vice na chapa que tinha Getúlio Vargas na candidatura à presidência do País. A trágica morte de João Pessoa desencadeou o movimento nacional que mudou pra sempre a história do Brasil, o tornando mártir da revolução de 1930, movimento que levou a nossa pátria a dar os primeiros passos de transição do modelo econômico colonial, de subserviência agrícola, para os trilhos do desenvolvimento e industrialização, marcando profundamente a história de pessoenses e brasileiros.
Além de tudo isso, de tantas lutas, derrotas e glórias, João Pessoa é também conhecida por suas belezas naturais, por suas praias, por seu verde exuberante e por seu povo que ao ressurgir dos primeiros raios de sol que são lançados sobre nosso país-continente a despedida do astro maior visto em clima melancólico às margens do nosso rio-mar ao som do bolero de Ravel, batalha sempre com um sorriso hospitaleiro no rosto e com os braços abertos para receber e agradecer a Deus pela cidade que ele nos deus. Cidade de céu azul, mar verde e de coração vermelho de orgulho por tudo que ela foi, é e será.

http://www.visitejoaopessoa.com/canais/noticias/visualizar/parabens+joao+pessoa+quem+te+conhece+e+vive+te+ama-378

Postar um comentário

0 Comentários