Especialistas explicam como o micro-empreendedor vieirense pode usar a internet para alavancar seu negócio.


http://kamersmarketing.com.br/wp-content/uploads/2014/12/internet-empresas.jpg   A propaganda é a alma do negócio, uma frase milenar que nunca perdeu sua validade, a propaganda movimenta sua empresa, leva clientes até ela é capaz de mudar um mercado inteiro e até mesmo os hábitos das pessoas, se não fosse um comercial de creme dental as pessoas hoje não tinha habito de escovar os dentes. Hoje a internet é um propulsor de empresas, se você ainda não aprendeu a usa-la a seu favor, terá de aprender ou vai ficar pra trás.
  Anunciar na internet só tem vantagens, mas muitos empreendedores ainda não sabem como utilizar essa poderosa ferramenta. A alguns meses a Equipe de Marketing do Instituto La Sapienza fez um experimento na cidade de Marcelino Vieira – RN testando diversos meios de comunicação para vender um serviço, medir a efetividade do anúncio e o custo X beneficio de cada meio de comunicação da cidade Marcelino Vieira. Os resultados detalhados são para uso interno da empresa mas eles revelaram que 85% dos leads* conseguidos para o serviço vieram da internet a grande maioria do facebook e outra parte do anúncio feito no blog Círculo de Fogo. A Rádio Vitória FM e uma semana de Carro de Som também foram testados em horários estratégicos  e alcançaram os outros 15% dos clientes que se inscreveram no serviço. Entretanto, os clientes que foram captados pela internet tiveram menos propensão em efetivar a compra, mesmo assim a internet vendeu mais e atingiu maior publico do que os demais meios de divulgação.
   A internet tem o poder de espalha seu anúncio para além do que você deseja e isso não é interessante, por isso é importante conhecer bem seu cliente para saber segmentar bem seu anúncio e direciona-lo para o seu cliente potencial e somente a internet permite fazer isso com muita facilidade, vamos lhe dar um exemplo: Se você vende calçados na cidade de Marcelino Vieira para mulheres com idade entre 16 a 22 anos, é possível direcionar seu conteúdo para aquele tipo de pessoa, o facebook tem ferramentas que permite fazer isso, da pra você escolher seu publico pelos seus interesses, cidade, sexo, idade, depois é só jogar a publicidade. Ele vai receber aquele conteúdo e julgar se precisa ou não do seu serviço/produto. Quando bem segmentado seu anúncio pode chegar em um cliente que está precisando daquilo e nem se dava conta” 
   Quanto ao uso de blogs e websites e importante conhecer bem o publico do blog que você quer anunciar, antes de fazer o anúncio você pode pedir ao administrador do site informações do tipo: “Qual o tipo de matéria é mais lida no blog? Qual a idade média dos leitores? Qual o sexo? Onde moram? Como eles acessam o seu blog (dispositivos moveis, computador)?” De posse dessa informação você pode segmentar bem seu anúncio. Como um blog geralmente tem milhares de acessos diários, gente com os mais variados desejos (alguns não lhe interessa) irão acessar aquela pagina, você pode segmentar ainda mais seu anúncio patrocinando posts de cunho informativo. por exemplo, pode criar uma matéria com o título: “Qual o tanho do salto ideal para cada tipo de pessoa?”, agora somente pessoas interessadas em sapatos de salto alto vão querer ler sua matéria e fica muito mais fácil vender para pessoas interessadas no seu produto. Usando essa tecnica você terá muito mais efetividade em seus anúncios e assim vender muito mais” 
   Anunciar em blogs traz uma outra atmosfera para sua empresa, um novo publico e novas estratégias, porém, precisa ser bem planejado. Quando a Alto peças store resolveu anunciar no Circulo de Fogo em meados deste ano o editor-chefe do blog pediu o plano de Marketing deles para saber o que uma gigante Alemã queria por essas bandas, somos um blog pequeno e bem segmentado, escrevemos para leitores de Marcelino Vieira e algumas vezes cidades vizinhas, a equipe de Marketing da empresa já sabia, eles tinham tudo bem detalhado: o objetivo do anúncio, formato e em quais redes sociais deveríamos postar, as vezes vender nem é o principal objetivo de um anúncio”

*Lead: Contato qualificado de uma pessoa (ou empresa) que demonstra através de algum meio que está interessada em algum produto/serviço

*Alto peças store: Loja de peças automotivas com sede na Alemanha, vendem no atacado e varejo.


Raimundo Filho
Graduando em Administração Pública

Postar um comentário

0 Comentários