Educação: Confira tudo que rolou na I Amostra Ciêntifica da E.E.Des. Licurgo Nunes

Segunda Feira é dia de falar de educação no círculo de fogo, a coluna é assinada pelo Instituto Educacional La Sapienza (IES).

https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xtp1/v/t1.0-9/11693924_1088443061196441_5986074214401066894_n.jpg?oh=448a1ee3e88932529f171b6b743190c4&oe=56EE026EA semana passada foi cheia de novidades na Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes, o PIBID de Química desenvolveu algumas atividades sob a coordenação do Professor Caio Sena - IFRN e Jonas Terceiro - E.E.D.L.N e os professores ministraram algumas oficinas durante toda a semana e nesta sexta feira (13/11) ocorreu uma amostra científica pelos corredores da escola.
     A amostra contava com a participação de alunos de diversas séries e os trabalhos eram de cunho informativo, lá os alunos apresentavam demonstrações concretas do que vivenciam nas aulas de Matemática e Ciência. Para o Professor Marcelo Lemos, orientador dos projetos, a amostra é uma extensão do conteúdo visto por eles em dala de aula: “Muitas das vezes o aluno aprende uma determinada fórmula ou conceito e não sabe para que serve ou em que é usado e nessa evento eles tiveram a oportunidade de descobrir e mostrar para outras pessoas” - Explicou o professor.
      Como é o caso do sistema de numeração Binário, uma lógica de numeração simples usado nos computadores atuais que é base para a Álgebra booliana (de George Boole — matemático inglês), e permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim ou não, verdadeiro ou falso, tudo ou nada, ligado ou desligado, 1 ou 0). Esses conceitos complicados foram explicados pelas alunas Leila e Lena do 3° anos do Ensino Médio Utilizando apenas 9 copinhos e 2 bolinhas de isopor.

       Com o Violão o Aluno Everton mostrava a matemática por trás das notas musicais e a aluno Rafaela utilizava a Proporção aérea para encontrar pessoas “Matemática bonitas”. A proporção áurea vem encantando pessoas ao longo de séculos. Dizem que ela pode ser encontrada na natureza, na arquitetura, em pinturas de Leonardo da Vinci e até no corpo humano. Infelizmente, boa parte do mito que rodeia a divina proporção foi bastante exagerado, mas por ser encontrado em diversos estudos o número de ouro ganhou um status de "ideal", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. O fato de ser apoiado pela matemática é que o torna fascinante - Este editor não está querendo se gabar mas de acordo com a medição das moças suas proporção são de 1,62 exatamente o número de outro da matemática (1,618).
      Na química encontramos trabalhos sobre a descoberta do Elétron e jogos com a participação do Bolsista do BIBID – IFRN Jêneson Enrique.
        A Escola Estadual Desembargador Licurgo Nunes está sempre proporcionando e apoiando eventos como esse, então é só esperar os próximos! 

Confira na nossa galeria de imagens o que rolou por lá:


 
















Texto: Prof. Rayr Filho - Professor de Química e CEO do IES
Imagens: Prof. Marcelo Lemos - Professor de Matemática do IES e do Estado do RN
 Prof. Jonas Terceiro - Professor de Química do Estado do RN e Supervisor do PIBID/Química - IFRN

Postar um comentário

0 Comentários