Auto-oeste potiguar está prestes a sofrer com surto de microcefalia



http://static.tuasaude.com/img/posts/2014/03/36ef111bc4bac70ad94a703ab9b39b01.jpeg
Se você mora no Nordeste, talvez esse não seja o melhor momento para engravidar, o Brasil vive uma emergência nacional em saúde. Centenas de crianças no Nordeste nasceram nos últimos meses com cérebros menores do que o normal. É a chamada microcefalia. O Ministério da Saúde teme que a doença se espalhe para o resto do país.

Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. Microcefalia normalmente é diagnosticada no começo da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento e pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais.

Especialistas desconfiam que o surto pode está sendo causando devido a infecção do Zica virus, virus transmitido pelo aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue) O Ministério da Saúde informou em uma entrevista para a folha de são paulo que irão no mínimo mudar a comunicação de risco à população. “Quando começamos a registrar o vírus, a informação que tínhamos era de uma doença branda, com complicações autolimitadas [como manchas no corpo]. Mais tarde tivemos informação de que complicações neurológicas [como a síndrome de Guillain-Barré] podiam não ser tão raras quanto o observado em epidemias anteriores. Agora vemos, caso se confirme a hipótese, situações graves relacionadas ao zika. Isso leva a uma postura diferente.

O auto oeste potiguar está prestes a sofrer um surto de Zika e por conseguinte, um surto de microcefalia, Com a chegada do fim do ano vem as chuvas rápidas de verão que começam a acumular agua tornando o ambiente perfeito para a procriação do Aeds Aegypti. Em algumas partes do Brasil as prefeituras já começaram a treinar os agentes de endemias para lidar com a situação, diferente do auto-oeste potiguar onde a maioria das cidades estão praticamente sem esse serviço. A Cidade de Pau dos Ferros por exemplo, polo do auto-oeste, conta apenas com 11 agentes, menos de um terço dos profissionais que a cidade necessita, as cidades vizinhas seguem a mesma tendência.

Diante dessa situação os especialistas recomendam, esse não é o melhor momento para engravidar


Postar um comentário

0 Comentários