Abrindo a caixa preta do ENEM: Conheça os 7 segredos preciosos do Exame que "eles" não querem que você saiba.



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIF1PcYHxx_wInDbFE19yGjSzrdg0E0yN5Kj76CdEOWgQMsJNa1_kPaN_KWiG53g-NDEAWUW_RcN7dOG-nn6FIe0Y_8VEZ56WkltKpdhItgypzP-b6Olu9u6RW2G7KOhHFCj0DkfeYSULS/s320/caixa-preta-enem3.jpg
         
        O Enem está chegando e o blog círculo de fogo em parceria com o Projeto ENEM abriram a “caixa preta do ENEM” e revelamos seus mais profundos e preciosos segredos, durante essa semana inteira o projeto ENEM vai passar esses ensinamentos aqui no blog na série: "Abrindo a caixa preta do ENEM" prestem muita atenção porque essa informação pode ser o diferencial entre uma nota 1000 e uma reprovação.

Segredo 01 - Todo o conteúdo cobrado na prova está expresso no Edital

        Muita gente tem dúvidas quanto aos conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio, é a primeira pergunta que meu alunos fazem, a resposta está no Edital do exame, o MEC disponibiliza uma ementa com os conteúdos da prova e explica como eles serão cobrados. Se você vai fazer o Enem esse ano e não leu o edital... Xiii que mancada.

Segredo 02 - Se você "chutar" no Enem sua nota pode ser menor que aquele aluno que estudou, mesmo que ambos tenham acertado o mesmo numero de questões

        Isso mesmo, e sem mágica, apenas Matemática! o MEC está adotando a famosa teoria da resposta ao item (TRI), metodologia que não contabiliza apenas o número total de acertos no teste. O desempenho do teste pode ser explicado pela habilidade do avaliado e pelas características das questões (itens).
A TRI qualifica o item de acordo com três parâmetros:
• Poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm
• Grau de dificuldade
• Possibilidade de acerto ao acaso (chute)
A TRI pressupõe que um candidato com um certo nível de proficiência tende a acertar os itens de nível de dificuldade menor que o de sua proficiência e errar aqueles com nível de dificuldade maior. Ou seja, o padrão de resposta do participante é considerado no cálculo do desempenho.
Em outras palavras, se você acertar mais questões (itens) com um grau de dificuldade maior e errar os itens de menor dificuldade o ENEM vai entender que você andou chutando questões, se ligue! 
Segredo 04 - Você jamais vai zerar o ENEM, mesmo que erre ou deixe todas as questões do gabarito em branco.
Que alívio não é mesmo? você pode ficar com 250 a 350 de média mesmo que deixe os gabaritos em branco! isso acontece porque as questões do exame não possuem o mesmo valor. Existem notas mínimas – que nunca partem do zero – e máximas para cada área do conhecimento. Elas dependem do grau de dificuldade do conjunto de perguntas.  Ao final de todo o exame, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) desenvolve uma escala "de conhecimento" a partir das respostas obtidas. Com isso, ele calcula as notas mínimas e máximas de cada área da prova.
      Porém, a redação você pode zera :(
Segredo 04 - Você jamais vai conseguir tirar 1000 no enem
Pelo mesmo motivo do segredo anterior, só pra complementar, quando se monta uma prova do ENEM as questões já vêm calibradas [fácil, médio, difícil]. Então, a questão mais fácil da minha prova pode ter, por exemplo, o valor de 300 e a mais difícil 800. Quem fizer o exame e errar tudo vai ganhar 300 pontos, pois este era o valor mínimo do exame e quem acertar tudo, 800. Tudo depende dos itens inseridos dentro dessa escala"
      Mas a redação da pra fechar :)

Segredo 05 – O tema da redação necessariamente deve ser socialmente relevante, atual, mas nem sempre “midiático”


       A redação do ENEM é para muitos, a parte aterrorizante do exame, porque é desconhecido e as pessoas tendem a temer o desconhecido. Acalme-se, se você teve uma pequena vida social, leu o noticiário, assistiu um pouco de rádio ou TV, você viu em algum momento o tema da redação ser discutido. Pois é, mas não pense que obrigatoriamente aquilo que os jornais e revistas dão muito destaque vai cair.

Segredo 06 - Durma bem, o Enem exige muita disposição e concentração dos alunos

         Nesta ultima semana, nada de ficar estudando até tarde! Você já aprendeu o que tinha de aprender, além disso uma noite mal dormida pode prejudicar a sua memória e o raciocínio, afetando negativamente o desempenho no exame, portanto, nada de querer estudar a matéria do ano todo na útima semana, faça penas “leves revisões”.

Segredo 07 - Separe o que você vai levar com antecedência

          Ainda falta uma semana, mas você já deve ir separando o material que precisará levar no dia da prova. No caso do Enem, que deve ser feito apenas com uma caneta esferográfica de cor preta, é interessante levar mais de uma, para ter uma reserva no caso da tinta falhar, por exemplo. Assim, você poderá evitar situações de estresse e nervosismo durante o exame. Deixar separados os documentos e alimentos que serão usados no dia também é outra dica eficiente para se organizar.

Gostou das dicas? Curta nossa fã page: www.facebook.com/novoprojetoenem tem muito mais informação por lá e Segunda-feira estaremos de volta aqui no CDF com mais algumas dicas e segredos para lhe ajudar a vencer a batalha contra o ENEM!

Postar um comentário

0 Comentários