MARCELINO VIEIRA: Universitários ficarão sem o transporte público, descubra o motivo.



Os estudantes universitários de Marcelino Vieira souberam recentemente da notícia de que não teriam mais transporte público para transportá-los em viagens intermunicipais. Como todos sabem, a maioria dos universitários vieirenses estudam na cidade de Pau dos Ferros. Uma notícia que preocupou muita gente que depende desse serviço, e não tiveram nenhum esclarecimento sobre o motivo disso está acontecendo. Nem a prefeitura se pronunciou e muito menos a secretaria de comunicação comunicou algo. 

Diante de tal descaso, o Círculo de Fogo resolveu buscar informações na Promotoria de Justiça, para averiguar os reais motivos de tantos universitários estarem se prejudicando dessa forma.

Há décadas que estudantes do município de Marcelino Vieira são transportados irregularmente, arriscando suas vidas em “Pau-de-araras” (espécie de caminhão para transportar animais, onde o mesmo é armado e estruturado com madeiras ou aço), e isso já foi denunciado muitas vezes aqui no Círculo de Fogo porém, foi no dia 17 de maio que o município passou por uma fiscalização do DETRAN, que enviou as documentações constatando as irregularidades para o CAOP, que direcionou as irregularidades para a Promotoria de Justiça, e a mesma enviou para o executivo e publicou a portaria 014/2014 na qual se instaurou um Inquérito Civil para averiguar as irregularidades.

O tempo se passou e em 17 de novembro de 2014, a Promotoria de justiça fez uma Recomendação ao poder executivo, dando um prazo de 90 dias para a prefeitura regularizar os veículos escolares. Como mais uma vez nada foi feito, os transportes pau-de-araras foram interditados, mais do que certo aquele tipo de comboio não trás o mínimo de segurança necessária para transportar seres humanos, e isso é uma vergonha para todos nós, saber que em pleno século XXI a nossa cidade ainda se utilizava desse tipo de serviço.

Como os ônibus amarelos, recebidos pelos municípios por meio do governo Federal através do programa “caminho da escola” é direcionado prioritariamente para a educação municipal, os ônibus agora estão substituindo os transportes irregulares. Pela lei, os universitários também podem usufruir dos ônibus, desde que não prejudiquem os alunos municiais, ou seja, se tiver ônibus disponível, os universitários podem se utilizar para viagens intermunicipais. O problema é que no nosso município temos um grande numero de povoados rurais e muitos alunos, para poucos ônibus, ficando assim os universitários sem saída e prejudicados. 

O promotor, como o próprio nome diz, apenas promoveu a justiça, cumprindo a lei, e beneficiando merecidamente os alunos da zona rural, como de direito, obrigando o executivo trata-los como humanos.

Esse problema não passa de um desleixo de décadas da prefeitura municipal, que vem desde outros governos e está causando danosas consequências no presente dos estudantes.

Logo traremos aqui no blog  informações da prefeitura, estamos tentando contato para ouvir o que ele tem a dizer e se pode ou não solucionar o caso. Esperamos que sim, amanhã traremos mais informações.

Matéria exclusiva do blog circulodefogo.net ao copiar ou reproduzir por favor cite a fonte :)

Postar um comentário

0 Comentários