Encontro de radialistas no Crato reúne profissionais do Ceará e Rio Grande do Norte


Profissionais de rádio das regiões do Cariri,  Inhamuns, e Alto Oeste Potiguar, no Rio Grande do Norte, participaram do Encontro de Radialistas que foi promovido pela Embrapa no Hotel Pasárgada, no Crato, nos dias 21 e 23 de novembro. O evento faz parte do projeto Ações de capacitação e de divulgação de informações tecnológicas para apoio à inclusão produtiva rural no Plano Brasil sem Miséria.


O principal objetivo do Encontro de Radialistas é aproximar os profissionais de comunicação da realidade dos produtores rurais, contribuindo assim para o desenvolvimento local, além de potencializar as informações tecnológicas divulgadas nos programas. O evento também é uma oportunidade de criar uma rede entre técnicos da Embrapa e os radialistas presentes tendo em vista o desenvolvimento de futuras ações e criação de parcerias. "A ideia é criar um espaço de interação com os comunicadores e aproveitar o potencial que a Embrapa tem para favorecer a comunicação no meio rural," avalia Ricardo Moura, assessor de comunicação da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) e um dos coordenadores do encontro.

Como uma das atividades da programação do evento, os radialistas participaram de uma oficina de produção radiofônica ministrada pela professora Rosane Nunes, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Na ocasião, os participantes apresentaram os programas produzidos durante a oficina, que teve o desenvolvimento local como um dos temas. O ultimo dia do encontro contou com debates sobre a "Importância do trabalho em rede para a produção de conteúdos" e "O Papel dos diversos atores na rede e nos territórios". Para a líder do projeto, Selma Beltrão, fortalecer a atuação entre a Embrapa e as rádios de forma conjunta e em rede representa a oportunidade de compartilhar conhecimentos gerados pela pesquisa agropecuária e possibilitar sua apropriação pelos agricultores com vistas ao desenvolvimento local".

Cerca de 40 radialistas participaram do Encontro de Radialistas. Durante o evento alguns temas foram discutidos, como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, as ações do Plano Brasil Sem Miséria no Ceará e no Rio Grande do Norte, bem como a importância das rádios comunitárias para as ações governamentais.

Prosa Rural

A Embrapa atua, desde 2003, na produção do programa radiofônico Prosa Rural com o objetivo de levar semanalmente aos agricultores familiares e jovens rurais informações sobre tecnologias de baixo custo e aplicação prática que possibilitem a melhoria da qualidade de vida desses agricultores. O programa conta com uma rede de mais de 1.300 rádios parceiras na veiculação do Prosa Rural em todo o País. No semiárido brasileiro, cerca de 600 rádios compõem essa rede.

Veja as fotos:





Ricardo Moura e os Radialistas do Alto Oeste Potiguar.

Fotos: Embrapa Agroindústria Tropical

Informações: Flávio Pinto News

Postar um comentário

0 Comentários