Datafolha: Aécio empata com Marina; Ibope: Dilma está a 3 pontos de levar no primeiro turno. Confira as ultimas pesquisas divulgada agora a pouco

A nova pesquisa de intenção de voto do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira 2, mostra que a candidata do PSB, Marina Silva, e o candidato do PSDB, Aécio Neves, estão empatados tecnicamente no segundo lugar. Já o levantamento do Instituto Ibope, também publicado hoje, mostra que a presidenta e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, está a três pontos percentuais de vencer o pleito no primeiro turno, se considerarmos apenas os votos válidos, que excluem brancos e nulos.
No Datafolha, Dilma continua com os mesmos 40% que tinha na semana passada. Marina Silva oscilou um ponto percentual para baixo e tem 24% e Aécio Neves subiu um ponto e agora está com 21% da preferência do eleitorado. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, a ex-ministra do Meio Ambiente e o ex-governador de Minas Gerais estão em situação de empate técnico. Segundo o instituto, Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada. E os outros candidatos não alcançam 1%. Se considerarmos apenas os votos válidos, Dilma tem 45%, Marina possui 27%, e Aécio consegue 24%.
Segundo a pesquisa do Ibope, Dilma cresceu um ponto e alcança 40% das intenções de voto. Em seguida está Marina que caiu de 25% para 24%. Em terceiro lugar fica o candidato do PSDB com os mesmos 19% do levantamento anterior. Como a margem de erro também é de dois pontos percentuais neste levantamento, a candidata do PSB ainda possui uma vantagem de cinco pontos sobre o adversário do PSDB. Além dos candidatos principais, o Ibope aponta Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) com 1% cada. Os outros presidenciáveis não alcançam 1%. Mas, nos votos válidos, a petista chega a 47%, apenas três pontos percentuais de alcançar maioria, o que decidiria a eleição no primeiro turno, enquanto que Marina tem 28% e Aécio aparece com 22%.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro e o Datafolha entrevistou 12.022 eleitores em 433 municípios nos dias 1º e 2 de outubro. As pesquisas estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-00933/2014 e BR-00942/2014

*CartaCapital

Postar um comentário

0 Comentários