Um presidente faz mágica no Brasil?

Amigos, a saúde está ruim, não só a pública como a privada. A segurança está ruim, a educação básica está ruim. Mas se você realmente acredita que um presidente vai solucionar esses problemas, então você está no caminho errado. No Brasil, assim como em diversos países, existem seus poderes independentes e autônomos, onde temos os estados e os municípios para administrar seu dinheiro. 

O poder municipal é responsável pela administração e organização de seu município, sua cidade, lhe representando assim, na esfera estadual, ele se responsabiliza pela unidade básica de saúde, da guarda municipal e educação básica, se você  ver o nome municipal na sua escola, então é de responsabilidade do município. Existem inúmeros municípios em um estado, logo, o poder Estadual é responsável por essa gestão e administração desses municípios, os representado-os para esfera Federal, ele é responsável pela segurança pública (PM, por exemplo), escolas estaduais (ensino médio), universidades estaduais, saúde pública, como os hospitais públicos estaduais, etc, onde ele repassa e planeja verbas para os municípios de seu estado.

O poder Federal ele se responsabiliza pelo repasse e planejamento dos estados, representa o Brasil no exterior, cuida das relações exteriores, da segurança e defesa nacional (PF, Marinha, exercito e aeronáutica por exemplo), e da educação federal como universidades federais, ensino médio integrado (como o os IFs), ensino técnico etc. 

O governo federal cria planos nacionais que servirá para toda a esfera  nacional, como por exemplo na saúde temos a SAMU, onde a mesma estará em funcionamento em esfera nacional, logo, quem faz essas ações chegarem até você são as prefeituras e estados, o "Mais médico" por exemplo, é um projeto nacional, mas quem cuida das unidades básicas de saúde é seu município. A” minha casa minha vida”, por exemplo, é um plano nacional, mas quem cuida dos critérios de seleção e seleciona as pessoas é seu prefeito, o mesmo vale para a “bolsa família”, o “mais educação”, enfim, para todos os projetos federais. Ou seja, se você não tem um bom representante municipal, e um bom representante estadual, não vai ser o presidente da república que vai fazer milagre na saúde, na segurança ou na educação. O mesmo vale para obras públicas e tudo mais. Toda essa burocracia e complexidade não são culpa do PT, está na constituição federal, até porque seria impossível um país dessas dimensões ser feito somente por um poder.


Então não vai ser o presidente que vai deixar sua escola municipal e estadual no nível de um IF, não vai ser o presidente que vai deixar a PM no nível da PF. Não estou querendo aqui dar uma de geógrafo ou diminuir as responsabilidades de um partido, mas esses assuntos aqui são os mais cobrados e jogados somente para o presidente, e não é bem assim que as coisas andam, o presidente é importantíssimo, mas sem os outros poderes trabalhando com responsabilidade e eficiência, não teremos progresso como desejamos.  

Postar um comentário

0 Comentários