Pular para o conteúdo principal

Pesquisa IBOPE por estado mostra que se as eleições fossem hoje, Dilma venceria também em todas as regiões do Brasil

A presidenta Dilma Rousseff lidera as intenções de voto em dois dos três maiores colégios eleitorais do país. Pesquisa Ibope divulgada esta semana mostra a liderança de Dilma em São Paulo (30% contra 25%) e Rio de Janeiro (35% a 15%), e traz vantagem para Aécio Neves (PSDB) em Minas Gerais (41% a 31%).  No cômputo total de votos, Dilma vence no Sudeste. 
De acordo com o total de eleitores por estado do país, obtido junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  se as eleições fossem hoje, Dilma teria quase 1,6 milhão de votos a mais que Aécio em São Paulo. Em Minas, Aécio teria 1,5 milhão a mais que a presidenta. Ou seja, os 5% de vantagem de Dilma em São Paulo superam, em números absolutos, os 10% de vantagem de Aécio em Minas Gerais, e o resultado em SP anula a diferença em MG. E mais, quando se acrescenta a liderança de Dilma frente ao peessedebista no Rio de Janeiro, a vantagem aumenta para 2,5 milhões de votos, quase o número total de eleitores no Espírito Santo (2,6 milhões). Logo, não é difícil afirmar que a presidenta lidera a corrida eleitoral no principal reduto do PDSB, a região Sudeste.
A pesquisa Ibope não foi realizada em âmbito nacional, mas apenas em quatro estados e no Distrito Federal. Além dos três citados, também Pernambuco, onde Dilma lidera com 41% das intenções contra 37% do ex-governador Eduardo Campos, Aécio aparece com 6% no estado.

Comentários