Pular para o conteúdo principal

FINECAP, Copa do Mundo e o complexo de Vira-lata de alguns Brasileiros

Por Rayr Filho

Muito se ouviu falar durante a copa do mundo sobre o complexo de “vira-lata” de parte dos Brasileiros, o que é de se estranhar, mais ainda do fato de nenhum protesto contra a ligação do nome destes animaizinhos com o real significado do termo. 
Vira lata é aquele animal sem raça definida, mas o termo “Complexo de vira-lata" originalmente se referia ao trauma sofrido pelos brasileiros em 1950, quando a Seleção Brasileira foi derrotada pela Seleção Uruguaia de Futebol na final da Copa do Mundo em pleno Maracanã, hoje o termo é dado para aqueles que esculhambam o próprio país, o termo dar nome ao pessimismo desses brasileiros que torcem para que tudo de errado, mesmo que se aquilo realmente de errado, eles próprios sofreram as consequências.

Agora você deve está se perguntando, o que o “Complexo de vira-lata” a “Copa do mundo” e a “FINECAP” tem em comum?

Há alguns anos, quando o Brasil foi escolhido como sede da Copa do mundo, todo Brasileiro comemorou, lembro que da minha rua, se ouvia os gritos de alguns vizinhos, palavras como “E nois porra!!” ou “Aqui é Brasil” foram vistas milhares de vezes nas redes sociais. Quando aproximou-se a data do mundial o complexo de vira latas atacou parte dos brasileiros, o pessimismo tomou conta de uma nação e de uma mídia desacreditada.

Durante o evento, era vergonhoso passar pelos álbuns de fotos virtuais dessas pessoas, nos quais geralmente a terceira ou quarta foto feita dias antes do seu selfie num estádio ou num churrasco vendo o jogo era uma imagem de uma pessoa revoltada com uma placa solitária levantada no quarto escrito “Nao vai ter copa”. Apos o sucesso do evento, todos eles se calaram e agora esperam o próximo evento para torcer contra.

Será que existe alguma semelhança com a FINECAP?

A FINECAP gera falácias e pessimismo todo ano da mesma maneira que gerou a copa do mundo. No inicio do ano, todo pauferrense encontra-se animado e ansioso pra saber como vai ser o evento, quando a programação é divulgada, começo a ouvir as reclamações daqueles complexados dizendo que nada vai prestar, chegado o grande dia do evento com "atrações tao fracas", que "se acaba a cada ano", aquele cara que postou em seu facebook um texto ironizando e criticando a festa vai postar um selfie todo feliz com os amigos e na legenda, uma frase auto explicativa do quanto esta se divertindo. A festa vai ser um sucesso.
Ao final, essa mesma turma vai esperar ansiosa a próxima FINECAP para mais uma vez xingar as atrações, participar e notar o sucesso da festa.

O pessimismo e o "Complexo de vira-lata" está tatuando no DNA de alguns Brasileiros.

Comentários