Pular para o conteúdo principal

Delegação brasileira ganha medalha de prata em Olimpíada de Astronomia

A delegação brasileira (Foto: divulgação - Olimpíada de Astronomia)

Pela primeira vez, o Brasil conquistou uma medalha de prata da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês). O evento foi realizado nos primeiros dias de agosto em Suceava, na Romênia. Além da medalha de prata, conquistada na competição por equipes, os brasileiros trouxeram duas medalhas de bronze e três menções honrosas. 

Os brasileiros que levaram as medalhas de bronze foram Allan dos Santos Costa, de Bauru (SP), e Daniel Mitsutani, da capital paulista. Daniel Charles Heringer Gomes, de Mogi das Cruzes (SP), Felipe Vieira Coimbra, de Teresina (PI), e Pedro Guimarães Martins, de Belo Horizonte (MG), ficaram com as menções honrosas. 

Na competição em que faturamos a medalha de prata, os participantes precisaram calcular a trajetória de dois mísseis que deveriam atingir um asteroide em rota de colisão com a Terra. Ou seja, em teoria, 'salvar' o planeta - e em menos de 90 minutos. 

Quem liderou a equipe foram os astrônomos  Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). A medalha de ouro foi para a equipe do Canadá.

*Revista Galileu*

Comentários