Pular para o conteúdo principal

Rio Grande do Norte sedia a primeira reunião dos Planos Operacionais da Copa do Mundo

Dentro do cronograma de preparação para o mundial de futebol no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado e a Federação Internacional de Futebol (FIFA) iniciaram na manhã de hoje (30), uma série de reuniões dos Planos Operacionais da Copa do Mundo 2014. A solenidade de abertura aconteceu no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo e contou com a participação da Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini e do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

O Ministro do Esporte também falou sobre o pioneirismo do povo potiguar, lembrando figuras ilustres da história do norte-riograndense como Almino Afonso, Felipe e Clara Camarão, Nísia Floresta e Câmara Cascudo. Ainda segundo Rebelo, “só quem não conhece o Rio Grande do Norte poderia questionar a capacidade desse estado para realizar um evento desse porte”.

Para a Governadora Rosalba Ciarlini a união de esforços e o empenho do estado e do município conseguiram essa grande realização, segundo ela, a Arena das Dunas e todo o legado que está sendo erguido credenciam o Rio Grande do Norte para participar de qualquer grande evento e ingressar em qualquer desafio. 
A primeira reunião de trabalho sobre planos operacionais para o período da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, discutirá temas importantes para a realização do evento, como segurança, telecomunicações e energia, transporte, acomodações e hospitalidade, saúde, comunicação, meio ambiente, receptivo turístico e voluntariado. O encontro reúne todos os agentes públicos e privados e os responsáveis locais de cada setor e acontece durante todo o dia de hoje, no auditório da Escola de Governo Dom Eugênio de Araújo Salles.

Antes do início da solenidade, a Governadora apresentou ao Ministro as novas instalações do Centro Integrado de Comando e Controle para Copa do Mundo de 2014 (CICC). O local vai concentrar todas as forças de segurança pública (Polícias Federal, Militar, Civil, Guarda Municipal, Samu e Corpo de Bombeiros) e já começou a funcionar antes mesmo do início do mundial, com a transferência do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) para o local. O novo Ciosp contará com uma estrutura de apoio com 370 câmeras de monitoramento com alto poder de alcance, que serão instaladas até o mês de junho, 35 telões de 50 polegadas cada e três caminhões de monitoramento móvel, com 15 câmeras cada.

Participaram ainda da abertura os secretários da Copa, Demétrio Torres; de Segurança Pública, Aldair da Rocha, de Justiça e Cidadania, Julio César Queiroz; de  Esporte, Joacy Bastos; de Economia, Sílvio Torquato; o adjunto de Turismo, George Lima e também o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General José Carlos de Nardi, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes; o secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues; a secretária de Planejamento do município, Virgínia Ferreira e o secretário de Esportes de Natal, Luiz Eduardo Machado.
-- 
Fonte: Release enviado da Assecom-RN para circulodfogo@bol.com.br

Comentários