Marcelino Vieira completa 60 anos de emancipação política hoje!

O Município de Marcelino Vieira completa 60 anos de emancipação política hoje. Segundo os traços históricos da nossa cidade, dão que os primeiros habitantes da região correspondente ao atual município de Marcelino Vieira foram os índios panatis. A povoação do território iniciou-se quando famílias paraibanas e pernambucanas migraram para a localidade (que mais tarde seria denominada Passagem de Feijó), dando início à criação de gado, que seria um importante fator para o povoamento daquelas terras.
Em 1864, o senhor Raimundo Fernandes, proprietário de fazendas de criação de gado da localidade, doou parte de suas terras para a construção de uma capela dedicada a Santo Antônio. Na época, Padre Bernardino José de Queiroz, vigário da paróquia de Pau dos Ferros, fez as articulações para a construção da capela, recebendo, em 1868, uma imagem de Santo Antônio. Isso culminou no surgimento de um povoado, mas com poucas moradias e com lento crescimento populacional. Em 1870, do vigário de Pau dos Ferros, a pequena localidade recebeu o nome de Vitória.
Em 1884, foi construída a primeira escola primária na localidade, e oito anos depois, o governador do Rio Grande do Norte, Pedro Velho, elevou o povoado de Vitória à categoria de vila. Em 1902 a vila foi elevada à condição de distrito, (pertencente do município de Pau dos Ferros), com o nome de Vitória, sendo extinto em 1933. Cinco anos depois o distrito de Vitória foi recriado e, em 1943, a vila teve seu nome alterado de Vitória para Panatis, em homenagem aos primeiros habitantes do local, os índios Panatis.
Finalmente, em 24 de novembro de 1953, a lei estadual nº 909 desmembrou partes do município de Alexandria e de Pau dos Ferros (distrito de Panatis) para formar um novo município potiguar, com o nome de Marcelino Vieira, em homenagem a um agricultor e criador paraibano, que veio para o Rio Grande do Norte, onde foi deputado estadual e intendente várias vezes. A instalação oficial do município ocorreu em 24 de janeiro de 1954. Mais informações click aqui

Você pode conferir algumas curiosidades sobre Marcelino Vieira clicando aqui!


Publicado por Gildo Costa

Postar um comentário

0 Comentários