Governo Federal construirá mais cisternas no semiárido, famílias vieirenses devem procurar a Emater para se cadastrar no Programa!

Construção da cisterna.
O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido da ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro ). Ele vem desencadeando um movimento de articulação e de convivência sustentável com o ecossistema do Semiárido, através do fortalecimento da sociedade civil, da mobilização, envolvimento e capacitação das famílias, com uma proposta de educação processual. Diante de uma estiagem que sufoca o nordeste brasileiro, o Governo Federal criou este projeto com o intuito de amenizar o sofrimento do homem do campo. A capacidade de cada cisterna é de 16 mil litros de água.

O objetivo do P1MC é beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas em toda região semiárida com água potável para beber e cozinhar, através das cisternas de placas, ao toda forma uma capacidade para 16 bilhões de litros de água.
Cisterna em utilização.
O programa é destinado às famílias com renda até meio salário mínimo por membro da família, incluídas no Cadastro Único  do governo federal e que contenham o Número de Identificação Social (NIS). Além disso, o programa é destinado as pessoas que moram permanentemente  na zona rural e que não estão cadastrado em nenhum sistema público de abastecimento de água.

Deste de 2003, quando surgiu o programa, já foi construído mais de 400 mil cisternas, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas. Para que se chegasse a este resultado, a ASA conta com a parceria de pessoas físicas, instituições religiosas, empresas privadas, agências de cooperação e do governo federal.

Para que as famílias consigam receberem as cisternas é necessário procurar a Emater local para realizarem o cadastro da construção da mesma. Em Marcelino Vieira-RN, as pessoas da zona rural e que se encaixam nos requisitos demonstrados anteriormente, é necessário procurar a Emater-RN do Município de Marcelino Vieira-RN, localizada no Bairro Edilton Fernandes, e solicitar a construção de uma cisterna na sua residência, isto serve para os outros municípios do semiárido. 


Procurem logo!

Postar um comentário

0 Comentários