Brasil perdoa US$ 840 mi de dívida externa de africanos

Adis-Abeba - O Brasil anunciou neste sábado o perdão e a reestruturação de dívida externa de 12 países africanos no valor de US$ 840 milhões, afirmou à Agência Efe o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann.

Segundo ele, a medida ajudará a construir uma estratégia mais ampla para impulsionar os laços entre o país e o continente africano, que conta com algumas das economias de maior crescimento do mundo.
Além disso, Traumann disse que o anúncio é uma continuação da cooperação do Brasil com a África, que hoje celebra na capital etíope o cinquentenário da fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), predecessora da atual União Africana (UA).
"Não é a primeira vez que o Brasil cancela dívida com países africanos. Fizemos antes, e esta vez é uma continuação da nossa cooperação com a África", afirmou Traumann.
Ontem, a presidente Dilma Rousseff, que está em Adis-Abeba para os festejos do jubileu de ouro da OUA, assinou quatro acordos de cooperação com a Etiópia após uma reunião com o primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn.
O Brasil mantém com dezenas de países africanos amplos programas de cooperação em diversas áreas, com ênfase em desenvolvimento agrário, saúde, biocombustíveis, petróleo e gás, meio ambiente, comércio e educação, entre outras.
Na última década, também foram aumentados os vínculos políticos, e o Brasil abriu embaixadas em 19 países da África, chegando a um total de 37 missões diplomáticas nesse continente. Nesses mesmos dez anos, Brasília se tornou a capital da América Latina com o maior número de embaixadas de países africanos (19). 
http://exame.abril.com.br

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Nenhum país é estupido...

    Os países somente perdoam dividas que já foram pagas em sua maioria... explico:

    Os juros desses empréstimos dos anos 70 sempre foram altos, são aqueles empréstimos dos "Petrodólares" que jogou em crise vários países nos anos 80-90, a chamada "Crise da Divida Externa", onde os juros somente aumentavam e aumentavam, aumentando a divida, algumas dessas dividas chegaram a mais de 200-300% do valor emprestado... um sufoco!!

    Os países continuaram pagando e pagando, e quando esse valor chega a um patamar maior do que os 100% a divida já foi paga, já que está em moeda estavel (Dollar), o que vier daqui pra frete é lucro, e os juros continuam correndo, aumentando esse lucro... e os Europeus já perdoaram um mar de dividas do 3° mundo, mas não é um gesto de clemencia, não, é porque já pagaram mais que o 100% do que pegaram emprestado, e pode ter certeza que a divida não seria perdoada se não estivesse com uns 150-200% quitado...

    Então se perdoa o resto e se anula a divida, o resto que continua aumentando, mas os países que pegaram emprestado já pagaram tudo (+ de 100%) faz tempo, aqui NESSE PERDÃO DE DIVIDAS o credor só acaba de forma unilateral com o contrato, abandonando essa divida, mas poderá abrir outro crédito, por que não??

    Bobo e fora da realidade é quem acha que governo ou banco vai perdoar divida de país estrangeiro ou empresa sem ter recuperado o dinheiro INICIAL, se perdoa somente o restante que foi acumulado de juros.. não perdoa dividas assim sem ter ganhado nada em troca... o mundo não é assim!

    E é exatamente esse o cavalo de batalha de um monte de ONGs por aí, eles querem que os países desenvolvidos perdoem completamente todas as dividas com a alegação de que todas já foram pagas de forma integral e não precisam continuar existindo... mas o mundo não é assim, se eu puder continuar lucrando que problema tem, fui eu que emprestei, mantenho algum controle sobre o país devedor, se já me pagaram mais de 300% do valor inicial e ainda tiver mais uns 70% de juros acumulados restante, que problema tem em pagarem essa mixaria toda não é mesmo?? Acontece que isso é de fato "Agiotagem" o que é crime em todos os países ricos, e se está praticando com os pobres e famélicos!!

    Valeu... e nem tudo eles dizem nas reportagens, mas quem estuda um pouquinho só de geopolítica e financiamentos externos, coisa básica, aqui mesmo no Google, nota o que foi perdoado, e não foi assim como eles colocam de forma romântica, cheia de gestos nobres e positivismo... mas não é assim a realidade!!

    Fui!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade, sem direcionar o seu comentário a nenhum membro ou pessoa particular. lembre-se que seu comentário ficará visível e poderá ou não ser respondido por qualquer pessoa.