Alunos do IFRN- Campus Pau dos Ferros são selecionados pelo “Ciência Sem Fronteiras” para estudarem na Itália! Um é vieirense!

   Três alunos do curso de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte- Campus Pau dos Ferros, foram selecionados pelo Programa do Governo Federal, “Ciência Sem Fronteiras” para estudarem na Itália durante um ano. Os alunos selecionados são: Arthur Lopes do Nascimento (6º período), Francisco Nilson da Silva Junior (4º período) e Jose Tiago da Silva (6º período).

Arthur Lopes do Nascimento (6º período).
  O Jovem universitário  Arthur Lopes do Nascimento é um vieirense, mora na zona rural de Marcelino Vieira-RN, precisamente no sítio Vaca Morta. Filho da auxiliar de serviços gerais Luiza Maria Lopes do Nascimento e do agricultor José Erimar do Nascimento.  Em contato com o blog, ele revelou que sempre teve uma vida simples, mas nunca deixou de estudar e de buscar seus objetivos, e que estava ultimamente bastante ansioso pelo resultado da seleção, mas que hoje (13/05) foi anunciado o resultado e que estava muito feliz.  Ele revelou também que seus pais sempre deram incentivos para escolher o melhor pra ele e que seu principal objetivo será o conhecimento acadêmico adquirido na Itália. “Acho impossível você está na Europa e não ter a curiosidade de conhecer outros países, mas o meu maior objetivo é de se adaptar ao idioma rapidamente e poder aprender coisas novas que servirão futuramente para minha carreira acadêmica...”  Revela Arthur Lopes. 

   Quando perguntado o que iria deixar saudades, o jovem vieirense  respondeu  que seria a  família, amigos e a namorada, Jaiane Camilo. No final da entrevista, ele agradeceu o IFRN pelo apoio financeiro, a amiga Iredla Rayra pela hospedagem durante o teste de proficiência em Natal e aos familiares. 

Francisco Nilson da Silva Junior.
   
O segundo jovem,  é o  pauferrense Francisco Nilson da Silva Junior, casado e tem um filho de 2 anos, filho do agricultor Francisco Nilson da Silva e da dona de casa Maria Zilma Feitosa da Silva.. Em contato com o blog ele relatou que
sempre se interessou pelo estudos e de realizar os seus sonhos e que ficou emocionado, feliz e ao mesmo tempo triste por passar um ano longe do seu filho, mas sabia o que era bom pro filho. Ainda revelou, que sempre teve o apoio da família e que desde  inicio estava confiante, mas ficou surpreso com o resultado, pois sempre tinha o medo de não ser aprovado. No final, ele destacou a importância do intercâmbio na sua carreira profissional  e agradeceu ao IFRN e família pelo apoio.  

     “Apesar de ser um processo longo, árduo, vale a pena. Pois quando recebemos a notícia da aprovação não existe coisa melhor, a felicidade é tanta de saber que iremos passar um período de estudos em outro país, mesmo longe dos familiares, amigos, tudo vale a pena. Pois estamos investindo no nosso futuro e no futuro das nossas famílias. No meu caso, em especial no futuro do meu filho que é a razão pelo qual irei enfrentar essa temporada na Itália. Desde o inicio do processo me sentia preparado e hoje estou recebendo a recompensa que é estudar na Universidade de Roma Tor Vergata, a qual é exemplo em seu ensino. Espero ganhar experiência com o programa, obter uma melhor capacidade de se comunicar em um novo idioma, conhecer uma nova cultura e criar links que possa me ajudar a crescer profissionalmente e como pessoa em primeiro lugar. Diante mão, quero agradecer ao apoio de toda a família IFRN, em especial a Andreza Sousa que sempre estava na batalha junto conosco nos apoiando, a minha família e a minha esposa por entender que é preciso passar esse tempo longe dela e do meu filho.” Relata Nilson Junior.

Jose Tiago da Silva (6º período).

  O terceiro jovem é da cidade de São Miguel-RN, o estudante José Tiago da Silva, filho da dona de casa Francisca ferreira de Queiroz, ele perdeu o pai  com 16 anos de idade. Em uma pequena entrevista com o blog, ele relatou que estava bastante feliz com o resultado, mas que estava muito angustiado e aflito a espera desse resultado.  Durante a entrevista, ele revelou que teve medo de não passar no teste de proficiência ( todos os três fizeram uma prova que as questões eram pra responder em italiano), mas graças a Deus tudo deu certo. E que  uma das coisas que ele mais sentirá falta  serão dos amigos, da família e da namorada.

      Ele relatou também que ficará triste por não terminar o curso junto com os colegas e que é um sonho conhecer um país maravilhoso como a Itália. O micaelense,  destacou que será uma experiência maravilhosa tanto acadêmica, como pessoal  e iria aproveitar o máximo. “Mas será uma experiência maravilhosa tanto para minha vida acadêmica e profissional, quanto para minha vida pessoal. Pretendo aproveitar ao Maximo em todos os aspectos, mas manterei sempre a minha postura dedicada ao estudo.” Destaca Tiago. 

     Por último, ele agradeceu  a Deus, a sua  mãe e aos professores do IFRN-Campus Pau dos Ferros pela aprovação na seleção do “Ciência Sem Fronteiras”.

    O blog Círculo de Fogo parabeniza os três alunos pela esta conquista tão importante para o currículo deles. Será na verdade, uma oportunidade muito importante  para a vida profissional e pessoal. No entanto, será necessário explorar o máximo desta oportunidade, visto que, é raríssimo conseguir este tão sonhado objetivo.

Postar um comentário

0 Comentários