Velório de Niemeyer no Palácio do Planalto será aberto ao público às 16h


A assessoria de imprensa da Presidência da República confirma que o velório do arquiteto Oscar Niemeyer será aberto ao público no Palácio do Planalto, área central de Brasília, a partir das 16h desta quinta-feira (6).
O corpo de Niemeyer deixará o Rio de Janeiro no avião presidencial às 13h, e tem pouso previsto na Base Aérea de Brasília para 14h20.
Após o traslado aéreo, o corpo segue em cortejo pelo Eixo Rodoviário até o Palácio do Planalto. Às 15h, terá início uma cerimônia fechada, com participação da presidente Dilma Rousseff, autoridades e familiares. 
O Palácio do Planalto foi projetado pelo arquiteto em 1958 e inaugurado junto com a capital federal, em 1960. A cerimônia ocorrerá no salão nobre do palácio e a expectativa é que amigos, familiares, colegas de trabalho e o público em geral tenham acesso ao caixão até as 20h, quando o corpo sairá em cortejo em direção à Base Aérea de Brasília para voltar ao Rio de Janeiro.
A previsão é que o corpo do arquiteto seja sepultado no cemitério de São João Batista, em Botafogo, zona sul da capital fluminense, nesta sexta-feira (7). No entanto, antes do enterro o corpo também será velado no Palácio da Cidade, casa oficial do prefeito do Estado.
Oscar Niemeyer morreu aos 104 anos às 21h55 desta quarta-feira (5) no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio, vítima de insuficiência respiratória. Ele estava internado na unidade desde o dia 2 de novembro. Na terça-feira passada (4), o arquiteto apresentou piora nos exames laboratoriais. O último boletim médico divulgado na tarde desta quarta informou que o estado de saúde do arquiteto passava a ser considerado grave.
* informações do R7

Postar um comentário

0 Comentários