5 dicas para a última semana antes do Enem 2012

Após meses de preparação, finalmente está chegando a hora de realizar Exame Nacional do Ensino Médio. Ansiedade e nervosismo são naturais nestes dias de precedem as provas, mas você pode seguir cinco dicas simples para aproveitar bem esta última semana.

1) Deixe a matéria nova de lado e reforce o que você já estudou.

É muito comum estudantes tentarem recuperar o tempo perdido na última semana de preparação, buscando resumos e sínteses “milagrosos” que, muitas vezes, são obtidos a partir de fontes cuja confiabilidade é, no mínimo, questionável. Entretanto, é sempre importante lembrar que exames cujas provas têm muitas questões, como é o caso do ENEM, exigem que os participantes percebam a diferença entre “saber tudo” e “saber o suficiente”. Absolutamente ninguém, entre os milhões de participantes, domina todo o conteúdo. Ao mesmo tempo, é importante que você se sinta confortável com o que já estudou e esteja em condições ideais para demonstrar, no Exame, o quanto realmente sabe. É recomendável, portanto, investir o precioso tempo dos últimos dias na confirmação do domínio dos conteúdos já estudados ao invés de buscar a assimilação de matéria nova.

2) Estude por provas resolvidas e comentadas.

Existem, na Internet, muitas fontes que disponibilizam provas com resolução detalhada. Especialmente na hipótese de você já estar se preparando para o ENEM há algum tempo, a reserva de turnos inteiros para a realização de provas de anos anteriores pode ser substituída, com muita eficiência, pela consulta a provas resolvidas. Assim, você pode consultar o enunciado e as alternativas, pensar rapidamente em um caminho de resolução e, imediatamente, verificar se sua ideia é compatível com o proposto pelo gabarito comentado. 

3) Não mude hábitos e rotinas na última semana.

Um erro bastante comum cometido com frequência pelos participantes de concursos é o de mudar rotinas na última semana. Tais alterações, que costumam incluir irregularidade no horário de dormir, menos horas de sono e a ingestão de alimentos de baixo valor nutricional, são normalmente associadas à ansiedade que, naturalmente, a proximidade do Exame desperta e também, é claro, à ilusão de que se vai conseguir assimilar toda a matéria, conforme discutido na primeira dica desse artigo. A única garantia que se pode ter, ao promover tais mudanças, é a de que o estudante não participará do Exame em condições ideais, pois seu organismo não terá tempo de se adaptar aos novos horários e hábitos alimentares que, normalmente, são imediatamente promovidos por essas alterações.

4) Faça uma visita à escola em que vai realizar a prova.

É bastante comum os participantes do ENEM terem que percorrer longas distâncias até seus locais de prova, visitando regiões com que não têm familiaridade. Especialmente nessa hipótese, uma visita preliminar ao local de prova, antecedida por uma investigação de opções de transporte coletivo e rotas alternativas de acesso, é fundamental. Vale também o registro para que os participantes iniciem seu deslocamento com antecedência para evitar surpresas desagradáveis – ou, até mesmo, a eliminação do Exame. Programe-se para chegar no final da manhã, antes da abertura dos portões, que acontece pontualmente ao meio-dia.

5) Tire a sexta-feira de folga!

Na iminente edição do ENEM, coincidentemente, a sexta-feira que antecede a prova, dia 2 de novembro, é feriado de Finados. Além, é claro, de lembrar de seus entes queridos que já se foram, é recomendado que você reserve esse dia para relaxar. Escolha um parque ou praça para um belo passeio, vá ao cinema ver aquele filme tão comentado de que você ouviu falar, telefone para um ou dois velhos amigos com quem não conversa há tempos e, acima de tudo, durma cedo. O benefício de se sentir amplamente relaxado e descansado no dia da prova supera, com folga, qualquer ganho improvável que você poderia vir a ter caso tivesse dedicado o último dia aos livros.

Fonte: Blog do Professor Gustavo Reis, no site Clic RBS
http://alunocemp.wordpress.com

Postar um comentário

0 Comentários