Pular para o conteúdo principal

Museu do Prado anuncia descoberta de cópia da Monalisa


Monalisa de Da Vinci - Cópia do quadro

O museu espanhol do Prado anunciou nesta quarta a descoberta de uma cópia da Monalisa, de Leonardo da Vinci, em seus depósitos. O museu apresentou fotografias da tela, que esteve abandonada por décadas em um sótão, depois de sua restauração. 
A pintura, feita em paralelo à original, retrata a mesma mulher pintada por Da Vinci, mais jovem e com o rosto mais fresco, mas com a mesma pose e o mesmo sorriso enigmático. A versão restaurada mostra no fundo uma paisagem de colinas e rios que muito se parece com a pintura original, atualmente no Museu do Louvre, em Paris. Quando encontrada, porém, a tela tinha o fundo completamente preto, coberto por várias camadas de tinta preta, que foram removidas cuidadosamente por especialistas.
De acordo com um relatório sobre os detalhes descobertos pelos especialistas, publicado na revista britânica The Art Newspaper, o trabalho é uma cópia da pintura de Da Vinci realizado por algum de seus alunos. A publicação acrescentou que o achado ajudará a entender como a obra-prima de Leonardo foi pintada, e que a meia-idade atribuída à mulher da tela original pode ser resultado da ação do verniz sobre o quadro. "Esta descoberta sensacional vai transformar a nossa compreensão da mais famosa pintura do mundo", apontou a publicação. 
O museu confirmou as informações da revista e se comprometeu a oferecer detalhes em breve.
(Circulodefogo.net Com agência France-Presse)

Comentários