HOJE TEM CRÔNICA ESPECIAL DIA NACIONAL DA SAÚDE: SUSto


Hoje é o Dia Nacional da Saude. Infelizmente nada a comemorar. A saúde pública no Brasil é inquestionável caos que denuncia incompetência e corrupção! Já que é o que temos, vamos rir um pouco com a crônica SUSto de Rayr Filho


O SUS, Sistema Único de Sacanagem, é um órgão do Governo Federal que deveria ser responsável pelo atendimento médico no Brasil, segundo o seus idealizadores o SUS ainda está sendo implantando e por isso não funciona. O ministério da saúde adverte que o SUS pode vir "eventualmente,quem sabe um dia" a funcionar mas não dá prazos para isso. O que se sabe é que para os gestores do SUS, este é o melhor da história deste pais.
Os médicos do SUS são extremamente bem pagos, por isso seu serviço é de excelente qualidade. Como tradição (e apenas por tradição) eles fazem duas greves de mais de 15 dias por ano, (no mínimo) para reviverem seus tempos de estudantes.
A maioria dos médicos do SUS de concentram em unidades de PSF, onde há um tipo de paciente mais fácil de ser enrolado. Pois é uma característica desses médicos as "medidas preventivas", já que a capacidade tratar alguma doença não é comum no meio. Em 99,78% dos casos esse tipo de médico receita Dipirona  e Sulfa (0,98% dos casos). Em casos de extrema gravidade os pacientes são encaminhados à emergência para fazerem Bezetacil profilático.
Além da dipirona e o  bezetacil serem receitados para os casos dengue, o diazepam está na lista e serve para todas as doenças. Veja:
Diagnóstico: Surto psicótico. Tratamento: Diazepam; Diagnóstico: Convulsão alcoólica. Tratamento: Diazepam; Diagnóstico: Gastrite nervosa. Tratamento: Diazepam;  Diagnóstico: Gonorreia. Tratamento: Diazepam; Diagnóstico: Frieira. Tratamento: Diazepam. Diagnóstico: Gravidez precoce. Tratamento: Diazepam; Dagnóstico: Impotência Sexual. Tratamento: Diazepam
Claro que raramente esses diagnósticos são entendidos pelos médicos do SUS, estes profissionais acreditam que todos os sintomas são de uma única doença: VIROSE:
- Dôtor, eu ontem desmaiei, escorreu sangue pela minha boca, eu passei duas horas gemendo, me contorcendo no chão, fiquei com meu corpo todo paralisado, só consigo falar, o que pode ser?
- Há, isso é uma virose, vou lhe passar um paracetamol, uma dipirona, se os sintomas persistirem tome um Diazepam.
O próprio nome do sistema já é por si só curativo, um bom exemplo é quando um paciente após ter sido atendido no posto de saúde é encaminhado para um hospital do SUSto: Ou ele morre no momento, ou corre e milagrosamente é curado com apenas algumas palavras. Dessa forma, resolve-se o problema, sobrando cada vez mais recursos para serem investidos em compras de roupas de Zé Gotinha, que dá um belo SUSto nas criancinhas, que assim não vão vacinar, e aí sobra mais dinheiro para pagar artistas globais para fazerem propagandas de camisinha no carnaval com musiquinhas extremamente educativas ou atores que tossem e escarram na televisão para te lembrar que a sua tia que fuma desde dos 4 anos (hoje com 90 anos) pode estar com tuberculose. 


http://www.circulodefogo.net

Postar um comentário

0 Comentários