Enfim, o governo recebeu o SINASEFE em greve.

Após 24 dias de greve, com mais de 200 campi paralisados, o Sinasefe foi recebido nesta quarta-feira (24/08), pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em audiência com o Comando Nacional de Greve do SINASEFE. Por mais que tenha sido importante a participação do CONIF na realização dessa audiência, entendemos que a força e tamanho da nossa greve garantiu que fossemos recebidos.

No comesso da audiência foi enumerado pelo SINASEFE os motivos que levaram à greve, com a distribuição da  pauta aos presentes e a apresentação do quadro de greve. O ministro demonstrou sua vontade em negociar com o SINASEFE, mas pontuou que não caberia ao MEC a negociação sobre a parte financeira da pauta. Ele afirmou que qualquer questão que tenha relação direta com o orçamento de 2012 deve ser tratada em mesa com o ministério do Planejamento. Pontuou, inclusive, que a questão orçamentária precisaria ser definida até o final desse mês.

Em relação aos pontos específicos da pauta, reconhecidamente vinculados ao MEC, Hadda respondeu que pretende fazer a negociação com o SINASEFE o quanto antes, inclusive apresentando um posicionamento sobre cada item já na próxima semana. Sobre a pauta financeira, o ministro se comprometeu a fazer a interlocução com o MPOG, promovendo uma audiência da Central que representa o SINASEFE, a CSP-CONLUTAS, com aquele ministério, para que o governo apresente a proposta para a Carreira dos Docentes.
Imediatamente pontuamos que reivindicamos também a apresentação de proposta para os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e que qualquer negociação com o SINASEFE deve atender aos dois segmentos. Ao final desse ponto ficou acordado que o SINASEFE confirmaria ainda hoje a ida da CSPCONLUTAS ao MPOG para o recebimento oficial das propostas a serem encaminhadas às Bases do
SINASEFE , o que já foi feito junto à chefia de gabinete do ministro. Ao final da reunião, conseguimos estabelecer um calendário mínimo para a continuidade da negociações com o MEC, em resposta às indagações e questionamentos apresentados durante a audiência. Esse calendário está constituído inicialmente de duas reuniões: a primeira, dia 25 de agosto, às 10 horas, como reunião intermediária e preparatória, onde apresentaremos as questões tecnicamente para o Secretário da SETEC; a segunda reunião já está agendada para a próxima semana, onde iremos fazer uma interlocução e negociação diretamente com Fernando Haddad. Vale registrar que indicamos que tal audiência seja realizada na segunda ou na terça (29 e 30 de agosto, respectivamente).

Informações do SINASEFE

Postar um comentário

0 Comentários